Esclareça as suas dúvidas. Consulte as perguntas mais frequentes sobre cartões e serviços ÓTIMO.
Esclareça as suas dúvidas. Consulte as perguntas mais frequentes sobre cartões e serviços ÓTIMO.
Resposta:
Optar entre o tipo “Carga a Bordo” ou “Carga nos Postos”:
► Para a opção “Carga a bordo”, selecionar “Produtos” – Cartão ÓTIMO Vale-Transporte:
1º Passo – baixe aqui o contrato*.
*A empresa deverá ler, preencher, imprimir e assinar o contrato, rubricar todas as páginas e anexar ao formulário de cadastro.
2º Passo – Baixe aqui o formulário de ISSQN*.
*A empresa deverá ler, preencher, imprimir e assinar o documento, depois anexar ao formulário de cadastro.
3º Passo – Preencher o formulário de cadastro*.
* Ao preencher o formulário, escolha dentre as opções:
– Recebimento dos cartões via CORREIOS – SEDEX ou CARTA REGISTRADA.
– Retirada no Ponto de venda Floresta.
4º Passo
Anexe ao cadastro, todos os documentos solicitados.
ATENÇÃO:
1 – Optando pela retirada dos cartões na loja Ótimo do Bairro Floresta a empresa poderá fazê-la após 48 horas da aprovação do seu cadastro. Neste caso, a empresa deverá autorizar formalmente um preposto para efetuar a retirada. Baixe aqui o modelo da autorização (LINK PARA A CARTA).
2 – Se a opção da empresa for pelo envio dos cartões pelos CORREIOS, deverá verificar as condições (prazos e custos) informadas no Formulário de Cadastramento.
5º Passo – Clique em enviar.
OBS: O prazo de retorno da solicitação é de até 48 horas úteis.
OBS 1: Não é necessário apresentar a cópia do CAGED.
OBS 2: A senha e login para acesso ao Portal de Vendas de Crédito Eletrônico (WEBSIGON) são enviados para o e-mail cadastrado no contrato.
► Para a opção “Carga nos Postos”:
O representante legal ou procurador da empresa deverá se dirigir à nossa Loja do Bairro Floresta (Rua Aquiles Lobo, 504 – BH) e solicitar o contrato de cessão de cartões. Deverá levar o formulário de ISSQN preenchido em 2 vias ( baixe aqui o formulário de ISSQN), o cartão de CNPJ, o contrato social, última alteração contratual, procuração (se houver), comprovante de Inscrição Estadual e Municipal (se houver).
ATENÇÃO:
De acordo com a demanda da Loja Floresta, os cartões poderão ser entregues no ato da apresentação dos documentos ou após 05 (cinco) dias úteis.
Se for necessário retornar a loja, será necessário comparecer com uma autorização em papel timbrado (02 vias), na qual deverá conter os dados da empresa, o nome e o número do documento de identidade da pessoa autorizada a retirar os cartões, ainda com a data e assinatura do responsável.
Resposta:
O cartão ÓTIMO Vale-Transporte é cedido mediante ao contrato de comodato (cessão de uso), ou seja, sem custo para o empregado ou empregador.
Em caso de perda, roubo, extravio ou dano em decorrência de mau uso do cartão ÓTIMO Vale Transporte, será cobrada uma taxa de R$15,00 (quinze reais).
OBS: Somente para a opção “carga a bordo” será cobrada a taxa referente a 1% (hum por cento) sobre o valor da compra de créditos eletrônicos conforme especificado em contrato. Este valor se refere à prestação de serviços de carga a bordo.
Resposta:
ISSQN é um Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Esse formulário deve ser assinado pelo contador ou representante legal da empresa.
Resposta:
Opção “Carga a bordo”:
Acesse no site a Área do Cliente e com a senha e login você terá acesso ao Portal de Vendas de Créditos Eletrônicos (WEBSIGOM). A empresa deve fazer o pedido de crédito eletrônico, imprimir e pagar o boleto bancário (em qualquer agência bancária e/ou casa lotérica) e aguardar o prazo de até 72 (setenta e duas) horas úteis para que os créditos estejam disponíveis nos validadores do ÓTIMO.
Opção “Carga nos Postos”:
Comparecer ao Posto de Venda do ÓTIMO Floresta para recarregar seus cartões. O preposto da empresa deverá portar uma autorização em papel timbrado (02 vias), na qual deverá conter os dados da empresa (CNPJ e Razão Social), o nome e o número do documento de identidade da pessoa autorizada a recarregá-los. Na carta deve constar a relação de cartões e o valor a ser creditado em cada um. Esta carta deverá ser datada e assinada pelo responsável do RH da empresa.
Resposta:
Após o pagamento do boleto bancário, a carga estará disponível nos validadores do ÓTIMO em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
Resposta:
A recarga efetuada na modalidade “carga a bordo” permanece disponível pelo período de 30 (trinta) dias corridos contados da transação bancária, devendo o portador do cartão recebê-la em um dos validadores ÓTIMO no prazo mencionado.
Caso a habilitação da recarga não seja realizada dentro de 30 (trinta) dias, a empresa deverá solicitar ao ÓTIMO a reabilitação destes créditos, enviando um e-mail para administrativo@otimoonline.com.br informando CNPJ, Razão Social e solicitando o ressarcimento.
O prazo para retorno é de até 5(cinco) dias úteis.
Resposta:
Para solicitar login e senha, a empresa deverá acessar a ouvidoria do site ÓTIMO – https://www.otimoonline.com.br/ouvidoria/ e solicitar a senha* informando o número do CNPJ e Razão Social.
*A senha será enviada no prazo de até 24h horas úteis.
Resposta:
A empresa deverá acessar o formulário – ATUALIZAÇÃO CADASTRAL – no link https://www.otimoonline.com.br/atualizacao-cadastral/, preencher os dados.
Após enviar o formulário, a empresa deve solicitar a senha através da ouvidoria ÓTIMO (https://www.otimoonline.com.br/ouvidoria/) e solicitar a senha informando o número do CNPJ e Razão Social.
OBS: A alteração do e-mail e o envio de nova senha será realizados no prazo de até 48h úteis.
Resposta:
Verifique se está digitando de forma correta, o login deve ser digitado com todos os pontos, barra e traço. Se mesmo assim o erro continuar, a empresa deverá solicitar a emissão de nova senha através da ouvidoria (https://www.otimoonline.com.br/ouvidoria/) informando o número do CNPJ e Razão Social.
OBS: A nova senha será enviada no prazo de até 24h úteis.
Resposta:
A nota fiscal referente à prestação de serviço ‘carga a bordo’ é eletrônica e será enviada para o e-mail cadastrado no contrato em até 48 (quarenta e oito) horas úteis após a confirmação do pagamento.
Para solicitar a 2ª via das notas fiscais, basta enviar um e-mail para faturamento@otimoonline.com.br e informar o CNPJ, o número do pedido (descrito no boleto bancário como número do documento) ou as respectivas datas de pagamento referentes às notas.
A 2ª via da nota fiscal será enviada no prazo de até 72 (setenta e duas) horas úteis.
Resposta:
Para alteração do e-mail de recebimento de nota Fiscal Eletrônica, a empresa deverá acessar o formulário – ATUALIZAÇÃO CADASTRAL –https://www.otimoonline.com.br/atualizacao-cadastral/, preencher os dados e aguardar o prazo.
OBS: O prazo para atualização é de até 24 (vinte e quatro) horas úteis.
Resposta:
A nota fiscal eletrônica descreve os valores do ISSQN e da prestação de serviço de carga a bordo e o recibo descreve o valor total do pedido de recarga.
Resposta:
Para alteração de endereço, a empresa deverá acessar o formulário – ATUALIZAÇÃO CADASTRAL –https://www.otimoonline.com.br/atualizacao-cadastral/, preencher os dados e aguardar o prazo.
OBS: O prazo para atualização é de até 24h úteis.
Resposta:
Para alteração de dados cadastrais, a empresa deverá acessar o formulário – ATUALIZAÇÃO CADASTRAL -https://www.otimoonline.com.br/atualizacao-cadastral/, preencher os dados e aguardar o prazo.
OBS: O prazo para atualização é de até 24h úteis.
Resposta:
– Para alteração de Razão Social: A empresa deve preencher o formulário no link https://www.otimoonline.com.br/atualizacao-cadastral/.
– Para alterar o CNPJ: Não poderá ser alterado, será necessário rescindir o contrato e preencher um novo cadastro com o novo CNPJ.
Para maiores informações entre em contato com o SAC Metropolitano (31) 3516-6000 opção 3.
Resposta:
Os cartões ÓTIMO Vale-Transporte não podem ficar sem utilização no validador do Ótimo por mais de 180 (cento e oitenta) dias, de modo que após este período os cartões ficarão inativos.
A empresa pode solicitar a consulta dos cartões que se encontram nesta situação através do e-mail inativos@otimoonline.com.br, informando razão social e CNPJ. A resposta será enviada pelo ÓTIMO em até 05 (cinco) dias úteis.
Resposta:
Os cartões ÓTIMO Vale-Transporte não podem ficar por mais de 180 (cento e oitenta) dias sem utilização no validador do Ótimo, sob pena de se tornarem inativos. Caso isso ocorra, a empresa, de acordo com o contrato de cessão de uso do cartão, incorrerá, sem a necessidade de notificação, na multa contratual por cartão não devolvido, no limite de R$15,00 (quinze reais).
Nesse caso, a empresa tem as seguintes opções para regularizar a situação:
1 – Devolver todos os cartões (inativos) cedidos a ela no Posto de Venda ÓTIMO de Belo Horizonte (Floresta) juntamente com uma carta, (modelo no link – https://www.otimoonline.com.br/wp-content/uploads/2020/05/DEVOLU%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-DE-CART%C3%95ES.pdf ou https://www.otimoonline.com.br/wp-content/uploads/2020/05/DEVOLU%C3%87%C3%83O-SIMB%C3%93LICA-DE-CART%C3%95ES.pdf).
2 – Trazer os cartões para formatação no Ponto de Venda do ÓTIMO Floresta juntamente com a carta de autorização ( modelo no link – https://www.otimoonline.com.br/wp-content/uploads/2020/05/FORMATA%C3%87%C3%83O-DE-CART%C3%95ES-INATIVOS.pdf). O pagamento da multa contratual pode ser realizada no Posto de Venda ou através de depósito bancário, devendo a empresa apresentar o comprovante no Ponto de Venda.
Dados: Banco Santander (033) – Agência 2271 – conta corrente (00013020659-4).
Resposta:
Os créditos eletrônicos dos cartões ÓTIMO Vale-Transporte têm validade de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de sua geração. Passado esse prazo, os créditos podem ser revalidados, em até 30 dias, por mais 180 dias.
A revalidação do saldo não tem custo e deverá ser realizada no Posto de Venda ÓTIMO DO BAIRRO FLORESTA. Trazer somente o cartão.
Resposta:
O efetivo bloqueio do Cartão ÓTIMO será efetuado no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas úteis, contadas da data de notificação no WEBSIGOM.
Os créditos válidos constantes no cartão bloqueado serão transferidos para a 2ª via, podendo a empresa retirar o novo cartão após 5 (cinco) dias corridos da solicitação.
Para retirar a 2ª via do cartão ÓTIMO Vale-Transporte o preposto da empresa deverá comparecer ao Ponto de Venda ÓTIMO do bairro Floresta e apresentar uma autorização – modelo no link (https://www.otimoonline.com.br/wp-content/uploads/2020/05/SOLICITA%C3%87%C3%83O-DE-RETIRADA-DE-2-VIAS-CART%C3%95ES.pdf).
A taxa de R$15,00 (quinze reais) referente a 2º via do cartão deverá ser quitada no momento da entrega.
Resposta:
A empresa deverá enviar e-mail para cancelamento@otimoonline.com.br informando o número do pedido (consta no boleto bancário como número do documento), o valor do boleto, CNPJ e Razão Social.
A efetivação do cancelamento ocorrerá no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas úteis.
OBS: Feito o cancelamento a empresa poderá realizar novo pedido de créditos eletrônicos.
Resposta:
Os cartões ÓTIMO Vale-Transporte têm o limite de 06 (seis) utilizações diárias como parâmetro padrão.
Se houver necessidade de alterar esse limite, a empresa deve encaminhar ao Posto ÓTIMO Floresta os cartões com uma carta em papel timbrado (2 vias) solicitando o aumento ou a redução do número de utilizações por dia, identificando a quantidade de utilizações a serem autorizadas em cada cartão.
OBS: O limite máximo de utilizações permitidas no cartão ÓTIMO Vale-Transporte é de 16 (dezesseis) por dia, sendo o limite mínimo correspondente a 02 (duas) utilizações diárias.
Resposta:
A empresa cliente do ÓTIMO deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente ÓTIMO – SAC (31) 3516-6000 opção 3 e informar o número do cartão que apresenta problema para maiores informações.
Resposta:
A empresa deverá acessar a página da ouvidoria – https://www.otimoonline.com.br/ouvidoria/, preencher o formulário solicitando o distrato.
É necessário informar a Razão Social, CNPJ, motivo do distrato e dados bancária da empresa ou do representante legal para depósito caso haja valores válidos referente a créditos remanescentes nos cartões.
Resposta:
O telefone do SAC Metropolitano é o (31) 3516-6000 opção 3.
Resposta:
Veja o passo a passo. É muito simples!
Selecione o menu “Produtos” – “Cartão ÓTIMO Cidadão Identificado” e clique em “Como adquirir”
1º – Baixe aqui o Termo de Adesão. O cliente deve imprimir, ler, preencher e assinar;
2º – Apresentar o original do documento de identificação com foto e CPF;
3º – A documentação mencionada acima deve ser apresentada em um Ponto de Venda Ótimo autorizado, espalhados em Belo Horizonte ou Região Metropolitana.
Se preferir, vá até um ponto ÓTIMO autorizado com os documentos solicitados e preencha lá mesmo, o Termo de adesão.
ATENÇÃO!
1 – O Cartão Ótimo Cidadão Identificado é entregue de imediato ao cliente sem custo.
2 – As recargas podem ser feitas presencialmente nos pontos de venda ÓTIMO autorizados, nos terminais e estações de transferência do MOVE Metropolitano. De forma online você pode escolher fazer a recarga neste site, pelo ÓtimoApp ou por meio da Sol, a assistente virtual, no Facebook.
OBS: O acesso ao Portal de Vendas de Crédito Eletrônico pelo otiomonline é em “Área do Cliente” . Selecione “Pessoa Física” e com o número do cartão, você terá acesso ao sistema para fazer suas recargas e consultas de saldo.
Resposta:
O cartão ÓTIMO Cidadão Identificado é cedido através de contrato de comodato (cessão de uso), ou seja, sem custo para o cliente.
Em caso de perda, roubo, extravio ou dano em decorrência de mau uso do cartão, será cobrada uma taxa de R$15,00 (quinze reais) para bloqueio da via.
ATENÇÃO:
Somente para a opção “carga a bordo” será cobrada a taxa referente a 1% (hum por cento) sobre o valor da compra de créditos eletrônicos conforme especificado em contrato. Este valor se refere à prestação de serviços de carga a bordo.
Resposta:
O cliente poderá fazer a recarga via site ÓTIMO, no Posto de Venda Ótimo, no ÓtimoAPP (aplicativo), com a Sol (Assistente Virtual do Facebook) e pelas máquinas de autoatendimento ATM.
No site ÓTIMO, www.otimoonline.com.br, o cliente deverá acessar a “Área do Cliente” – Pessoa Física e digitar o número do cartão. Feito o pedido de recarga, um boleto é gerado e após comprovação do pagamento em até 72 (setenta e duas) horas úteis os créditos ficam disponíveis nos validadores Ótimo do Sistema Metropolitano.
Nos Postos de Venda, basta levar o cartão ÓTIMO e a recarga é feita na hora. O valor já é inserido no cartão para utilização.
Com o ÓtimoAPP, é possível recarregar seu cartão ÓTIMO Cidadão em qualquer lugar, a qualquer horário e pagar com cartão de crédito. Baixe o APP, cadastre o seu cartão ÓTIMO e o cartão de crédito para pagamento. As recargas feitas pelo aplicativo são disponibilizadas em até 72 horas da comprovação do pagamento e ficam disponíveis nos validadores Ótimo do sistema metropolitano.
Você também pode recarregar o seu cartão com a ajuda da Sol. A Assistente Virtual do ÓTIMO está no facebook/cartaootimo, no Messenger. Inicie uma conversa PRIVADA com a Sol e recarregue o seu cartão ÓTIMO. As recargas feitas com a Sol são disponibilizadas em até 72 horas da comprovação do pagamento e ficam disponíveis nos validadores Ótimo do sistema metropolitano.. Ah! Através da Sol você também tem prazo para pagar seus créditos, o pagamento é feito através de cartão de crédito.
O ATM é um caixa eletrônico que faz a recarga nos cartões garantindo maior rapidez e segurança nas transações e evitando a formação de filas nas bilheterias. É prático e fácil!
Resposta:
Sim. O cartão ÓTIMO Cidadão Identificado possui limite de 20 utilizações por dia.
Resposta:
Pelo site ÓTIMO: SIM, R$45,00 (quarenta e cinco);
Nos postos ÓTIMO: NÃO;
Pelo ÓtimoAPP: SIM, R$1,00 (um real);
Pela Sol, Assistente Virtual: SIM, R$1,00 (um real).
Pelo ATM: NÃO.
Resposta:
Sim. O valor máximo para recarga é de R$650,00.
Resposta:
Sim. Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão ÓTIMO Cidadão Identificado, os créditos são recuperados em uma nova via de cartão
Resposta:
O bloqueio do cartão é feito através do www.otimoonline.com.br
Acesse o link http://siscab2.otimoonline.com.br/Siscab2/bloqueio.jsp e digite o número do CPF do titular do cartão.
Logo em seguida aparecerá os cartões cadastrados no CPF digitado. Escolha um deles e bloqueie.
ATENÇÃO:
Ao fazer o bloqueio, uma 2ª via é gerada e os créditos são automaticamente transferidos para a nova via. Cobra-se uma taxa no valor de R$15,00 (quinze reais) referente ao bloqueio do cartão.
A nova via fica pronta em 5 dias corridos após a solicitação e deve ser retirada no Posto de Venda ÓTIMO do bairro Floresta (Rua Aquiles Lobo, nº 504, de segunda a sexta, de 08:00h às 17:00h).
OBS:
No Posto ÓTIMO Floresta também pode ser feito o bloqueio de cartão Cidadão Identificado. O titular do cartão deve trazer uma carta de próprio punho solicitando o bloqueio.
Resposta:
Em caso de não funcionamento do cartão, você deve ligar no SAC ÓTIMO (31) 3516-6000 – opção 4 ou procurar o posto ÓTIMO mais próximo.
Resposta:
Os créditos eletrônicos têm validade de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data da sua geração. Passado este prazo os créditos podem ser revalidados, em até 30 dias, por mais 180 dias.
A revalidação de créditos deverá ser realizada no Posto de Venda ÓTIMO do bairro Floresta (Rua Aquiles Lobo, nº 504).
OBS: Todos os validadores do ÓTIMO permitem que o usuário, quando tiver saldo para revalidar, no momento da utilização, verifique as informações relacionadas à data de vencimento dos créditos.
Resposta:
Após a habilitação dos créditos, você tem até 30 dias para utilizar o cartão ÓTIMO e receber a recarga. Passado este prazo, a carga EXPIRA e deve ser solicitada através do e-mail administrativo@otimoonline.com.br.
Resposta:
Sim. Após 180 (cento e oitenta) dias sem utilização, o Cartão ÓTIMO Cidadão Identificado fica INATIVO. Para formatá-lo, basta comparecer a um Posto ÓTIMO* com o cartão. Este serviço não tem custo.
*Os locais abaixo realizam a formatação :
Área Central de Belo Horizonte
– Floresta (Rua Aquiles Lobo, nº 504, Floresta)
– Quiosque Paraná (Av. Paraná, nº 73, Centro)
– Quiosque Santos Dumont (Av. Santos Dumont, nº 320, Centro)
– Quiosque Aarão Reis (Rua Aarão Reis, nº 342, Centro)
-Terminal Bernardo Monteiro (Av. Bernardo Monteiro, nº 445, Santa Efigênia)
Região Contagem
– Quiosque Eldorado (Av. João César de Oliveira, nº 2.867, Eldorado)
– Quiosque Contagem (Praça Silviano Brandão, s/n, Contagem)
– Quiosque Big Shopping (Av. João César de Oliveira, nº 1.272, Eldorado)
Terminais / Região Metropolitano
– Lagoa Santa (Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 450, Centro, Lagoa Santa)
– Terminal Vilarinho (Av. Cristiano Machado, nº 12.005, Vila Cloris, Belo Horizonte)
– Terminal São Gabriel (Rua Doutor Benedito Xavier, nº 120, São Gabriel, Belo Horizonte)
– Terminal São Benedito (Av. Senhor do Bonfim, nº 451, São Benedito, Santa Luzia)
– Terminal Justinópolis (Av. Juscelino Kubistchek Oliveira, nº 165, Justinópolis, Ribeirão das Neves)
– Terminal Morro Alto (Rua dois, nº 445, Nova Pampulha, Vespasiano)
– Terminal Sarzedo (Rodovia MG 040, nº 100, Jardim Santa Rosa, Sarzedo)
– Terminal Ibirité (Av. Renato Azevedo, s/n, Vila dos Pinheiros, Ibirité)
Resposta:
Para cancelar o contrato,basta enviar e-mail para faleotimo@otimoonline.com.br, solicitando o distrato, informando nome completo, RG, CPF e o motivo do distrato.
OBS: Informar os dados da conta corrente para depósito caso haja valores válidos referente a créditos remanescentes nos cartões.
Resposta:
O telefone do SAC Metropolitano é o (31) 3516-6000 opção 4.
Resposta:
O Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado tem um custo de R$5,00 (cinco reais) mais qualquer valor para recarga. O cartão pode ser adquirido em qualquer Posto de Venda ÓTIMO, nas estações do Metrô (CBTU) ou nos ATM em Belo Horizonte ou Região Metropolitana.
Resposta:
Não. Por ser ‘não identificado’, a aquisição de créditos eletrônicos para esta modalidade de cartão somente poderá ser realizada diretamente em um dos Postos de Venda ÓTIMO, nas estações do Metrô (CBTU) e nos ATM localizados em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Resposta:
O usuário poderá verificar o saldo de seu cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado nos ATM’s ÓTIMO e na Loja ÓTIMO Floresta.
Resposta:
O Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado não é possível o bloqueio do mesmo com a consequente emissão de 2ª via, portanto, os créditos eletrônicos constantes neste cartão não poderão ser recuperados.
ATENÇÃO:
Para ter mais segurança e adquirir mais vantagens através do seu cartão, basta fazer a migração do Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado para o Cartão ÓTIMO Cidadão Identificado, através do site ÓTIMO. Clique no menu “PRODUTOS” no link do cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado. Em “Migração gratuita para o Cartão Ótimo Cidadão Identificado” clique em “Saiba mais” e com o número do cartão faça a migração e passa a obter todos os benefícios do Cartão Ótimo Cidadão Identificado.
Resposta:
Os créditos eletrônicos do Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado têm validade de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de sua geração. Passado esse prazo, os créditos podem ser revalidados, em até 30 dias, por mais 180 dias.
A revalidação de créditos deverá ser realizada no Posto de Venda ÓTIMO do bairro Floresta, localizado em Belo Horizonte (Rua Aquiles Lobo, nº 504).
OBS: Todos os validadores do ÓTIMO permitem que o usuário, quando tiver saldo para revalidar, no momento da utilização, verifique as informações relacionadas à data de vencimento dos créditos.
Resposta:
Sim, o cliente poderá solicitar análise de seu cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado no Posto de Venda ÓTIMO localizado no bairro Floresta. O ÓTIMO procederá a substituição do cartão em caso de constatação de defeito, salvo se for decorrente de má utilização, ou seja, se o casco não estiver em perfeito estado.
Resposta:
Sim. Caso o cliente fique por mais de 180 (cento e oitenta) dias sem utilizar seu Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado, será necessário solicitar a formatação do cartão. Para formatá-lo, basta comparecer a um Posto ÓTIMO* com o cartão. Este serviço não tem custo.
*Os locais abaixo realizam a formatação :
Área Central de Belo Horizonte
– Floresta (Rua Aquiles Lobo, nº 504, Floresta)
– Quiosque Paraná (Av. Paraná, nº 73, Centro)
– Quiosque Santos Dumont (Av. Santos Dumont, nº 320, Centro)
– Quiosque Aarão Reis (Rua Aarão Reis, nº 342, Centro)
-Terminal Bernardo Monteiro (Av. Bernardo Monteiro, nº 445, Santa Efigênia)
Região Contagem
– Quiosque Eldorado (Av. João César de Oliveira, nº 2.867, Eldorado)
– Quiosque Contagem (Praça Silviano Brandão, s/n, Contagem)
– Quiosque Big Shopping (Av. João César de Oliveira, nº 1.272, Eldorado)
Terminais / Região Metropolitano
– Lagoa Santa (Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 450, Centro, Lagoa Santa)
– Terminal Vilarinho (Av. Cristiano Machado, nº 12.005, Vila Cloris, Belo Horizonte)
– Terminal São Gabriel (Rua Doutor Benedito Xavier, nº 120, São Gabriel, Belo Horizonte)
– Terminal São Benedito (Av. Senhor do Bonfim, nº 451, São Benedito, Santa Luzia)
– Terminal Justinópolis (Av. Juscelino Kubistchek Oliveira, nº 165, Justinópolis, Ribeirão das Neves)
– Terminal Morro Alto (Rua dois, nº 445, Nova Pampulha, Vespasiano)
– Terminal Sarzedo (Rodovia MG 040, nº 100, Jardim Santa Rosa, Sarzedo)
– Terminal Ibirité (Av. Renato Azevedo, s/n, Vila dos Pinheiros, Ibirité)
Resposta:
Não, você poderá recarregar o seu cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado com o valor que desejar.
Resposta:
Não. O cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado não registra qualquer informação referente à sua utilização.
Resposta:
O Cartão Cidadão Identificado tem limite de 20 utilizações diárias.
OBS: Para alterar parâmetro, deverá comparecer ao Posto Floresta com o cartão juntamente com uma carta em duas vias de próprio punho, contendo nome completo, CPF, solicitando a alteração de utilizações. Essa carta deverá ser assinada e datada.
Resposta:
Com apenas um clique você adquire mais segurança (recuperação de saldo) e facilidade ( compra de créditos pela internet, APP Ótimo e com a assistente virtual Sol). Basta fazer o seu cadastro gratuitamente e você será portador de um cartão ÓTIMO Cidadão Identificado. No link do cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado, em “Migração gratuita para o Cartão Ótimo Cidadão Identificado” clique em “Saiba mais”, coloque o número do seu cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado, leia o Termo de Adesão e se estiver de acordo, preencha o formulário com os seus dados para realizar a migração. Após a realização destes procedimentos você já pode aproveitar das vantagens do seu cartão ÓTIMO Cidadão Identificado.
Resposta:
O telefone do SAC Metropolitano é o (31) 3516-6000 opção 4.
Resposta:
O cartão ÓTIMO Sênior é o cartão de quem possui 65 anos ou mais.
Resposta:
Para adquirir o cartão ÓTIMO Sênior agende um horário para um dos postos gratuidade do ÓTIMO:
Você tem duas opções:
1º- Agende com a Sol, a Assistente Virtual do ÓTIMO:
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento:
Ligue 31-3516-6000
Digite a opção 1
Fale com um atendente ÓTIMO.
Resposta:
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Para efetuar o seu agendamento, você deve digitar a palavra “AGENDAR” e, em seguida, responder as perguntas da Sol de acordo com a sua disponibilidade para datas, locais e horários dos postos.
Resposta:
Terminal Vilarinho (Av. Cristiano Machado, nº 12005, Bairro Vila Clóris);
Terminal São Gabriel (Rua Doutor Benedito Xavier, nº: 120);
Rodoviária de Belo Horizonte (Praça Rio Branco, nº:100, Centro);
Shopping Contagem (Av. Severiano Ballesteros Rodrigues, n°: 850, Cabral, Contagem-MG).
Resposta:
Compareça no dia e horário marcado com o original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (no nome do beneficiário e emitido nos últimos 60 dias).
Resposta:
O Cartão ÓTIMO Sênior é feito na hora e sua primeira via não tem custo.
Resposta:
Para utilizar, o beneficiário deverá apresentá-lo na máquina leitora de cartão e girar a roleta..
O cartão ÓTIMO Sênior possui um limite de 10 utilizações diárias.
OBS 1: Este cartão não é aceito no metrô (CBTU)
Resposta:
O cartão ÓTIMO Sênior tem validade de 3 anos e vence sempre no mês do aniversário do titular. Para revalidar é necessário AGENDAR.
Para agendar um horário para um dos Postos gratuidade do ÓTIMO, você terá duas opções:
1º- Agende com a Sol, a Assistente Virtual do ÓTIMO.
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Selecione Revalidação.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue 31-3516-6000
Digite a opção 1
Fale com um atendente ÓTIMO.
Resposta:
Em caso de roubo ou extravio do seu cartão, deverá solicitar uma 2ª via.
Para agendar um horário para um dos Postos gratuidade do ÓTIMO, você terá duas opções:
1º- Agende com a Sol, a Assistente Virtual do ÓTIMO.
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Selecione 2ª via.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue 31-3516-6000
Digite a opção 1
Fale com um atendente ÓTIMO.
OBS: Será necessário a apresentação de um documento oficial com foto, CPF e o original e xerox do boletim de ocorrência, que é indispensável para a retirada da nova via do cartão.
A segunda via do cartão tem um custo de 7 vezes o valor da tarifa vigente, conforme cláusula contratual.
OBS: Se o cartão estiver danificado, não precisa do boletim de ocorrência, mas será necessário a apresentação do mesmo.
Resposta:
Se o cartão ÓTIMO Sênior ficar mais de 180 dias sem ser usado, ele fica INATIVO. Para formatá-lo, o beneficiário deve agendar para um dos postos gratuidade do ÓTIMO.
Você tem duas opções:
1º – Agende com a Sol, a Assistente Virtual do Ótimo.
Acesse pelo seu Facebook
Procure “cartaootimo” no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no Facebook
Inicie um bate-papo no Messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol
Selecione Formatação.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue (31) 3516-6000
Digite a opção 1
Fale com um atendente ÓTIMO.
Reposta:
Não. O cartão ÓTIMO Sênior é um benefício garantido por lei e o seu uso é pessoal e intransferível. Se o seu cartão for utilizado por outra pessoa, ele será BLOQUEADO por uso indevido.
Resposta:
O cartão ÓTIMO Especial é o cartão para pessoa que possui alguma necessidade especial.
Resposta :
Para adquirir o cartão ÓTIMO Especial é necessário ter o cartão BHBUS Benefício válido. Caso não tenha, entre em contato com a Transfácil através do número (31) 3248-7300.
Após ter o cartão BHBUS em mãos, agendar um horário para um dos Postos gratuidade do ÓTIMO. Você tem duas opções:
1º- Agende com a Sol, a Assistente Virtual do ÓTIMO.
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Selecione 1ª via.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue 31-3516-6000
Digite a opção 2
Fale com um atendente ÓTIMO.
Resposta:
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Para efetuar o seu agendamento, você deve digitar a palavra “AGENDAR” e, em seguida, responder as perguntas da Sol de acordo com a disponibilidade para datas, locais e horários dos postos.
Resposta:
Terminal Vilarinho (Av. Cristiano Machado, nº 12005, Bairro Vila Clores);
Terminal São Gabriel (Rua Doutor Benedito Xavier, nº: 120);
Rodoviária de Belo Horizonte (Praça Rio Branco, nº:100, Centro);
Shopping Contagem (Av. Severiano Ballesteros Rodrigues, n°: 850, Cabral, Contagem-MG).
Resposta:
Compareça no dia e horário marcado com o original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (pode ser no nome de outra pessoa e emitido nos últimos 60 dias), cartão BHBus Benefício válido.
ATENÇÃO:
Sem o cartão BHBus Benefício, não é possível fazer o cartão ÓTIMO Especial.
Resposta:
O cartão ÓTIMO Especial é feito na hora e sua primeira via não tem custo.
Resposta:
Para utilizar, o beneficiário deverá apresentá-lo na máquina leitora de cartão (próxima a roleta) e girar a roleta.
No caso do cadeirante, o embarque será pela porta do meio através do elevador.
O Cartão ÓTIMO Especial possui um limite de 6 utilizações diárias, e o ÓTIMO Especial com acompanhante permite 12 utilizações diárias, sendo 6 para o beneficiário e 6 para o acompanhante.
OBS: Este cartão não é aceito no metrô (CBTU).
Resposta:
O cartão ÓTIMO Especial possui a data de validade do cartão BHBUS Benefício acrescida de um mês. Para verificar seu vencimento, o beneficiário deverá entrar em contato com o SAC Metropolitano através do número (31) 3516-6000 opção 2 ou iniciando uma conversa pelo Messenger no Facebook com a assistente virtual Sol.
Resposta :
Em caso de roubo ou extravio do seu cartão, deverá solicitar uma 2ª via.
Para agendar um horário para um dos Postos gratuidade do ÓTIMO.
Você tem duas opções:
1º- Agende com a Sol, a Assistente Virtual do ÓTIMO.
Acesse o seu facebook
Procure /cartaootimo no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no facebook
Inicie um bate-papo no messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol.
Selecione 2ª via.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue 31-3516-6000
Digite a opção 2
Fale com um atendente ÓTIMO.
OBS: Será necessário a apresentação do Cartão BHBUS Benefício (válido) de um documento oficial com foto, CPF e o original e xerox do boletim de ocorrência, que é indispensável para a retirada da nova via do cartão.
A segunda via do cartão tem um custo de 7 vezes o valor da tarifa vigente, conforme cláusula contratual.
OBS: Se o cartão estiver danificado, não precisa do boletim de ocorrência, mas será necessário a apresentação do mesmo.
Resposta :
Se o cartão ÓTIMO Especial ficar mais de 180 dias sem ser usado, ele fica INATIVO. Para formatá-lo, o beneficiário deve agendar para um dos postos gratuidade do ÓTIMO.
Você tem duas opções:
1º – Agende com a Sol, a Assistente Virtual do Ótimo.
Acesse pelo seu Facebook
Procure “cartaootimo” no campo de busca
Curta e siga a página do ÓTIMO no Facebook
Inicie um bate-papo no Messenger (inbox)
Converse e AGENDE o seu horário com a Sol
Selecione Formatação.
2º – Ligue no SAC Metropolitano e faça o seu agendamento
Ligue (31) 3516-6000
Digite a opção 2
Fale com um atendente ÓTIMO
OBS: O Cartão BHBUS Beneficiário deverá estar válido.
Resposta :
Não. O cartão ÓTIMO Especial é um benefício garantido por lei e o seu uso é pessoal e intransferível. Se o seu cartão for utilizado por outra pessoa, ele será BLOQUEADO por uso indevido.
Resposta:
A Sol através do atendimento virtual possibilita recarga de cartões pelo Facebook.
Quem utiliza os ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte agora pode fazer a compra de créditos de forma mais ágil e segura por meio de um chat na página do Cartão Ótimo no Facebook.
Atenção:
O pagamento é através de cartão de crédito. A Sol possibilita e facilita a recarga virtual, bem como oferece conforto, comodidade e segurança aos usuários do sistema, que não precisam mais sair de casa nem dependem de boletos para pagamentos dos créditos.
OBS: Após a comprovação do banco para o Ótimo os créditos estarão disponíveis nos validadores Ótimo em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
Resposta:
Realiza recarga no Cartão Cidadão com cartão de crédito;
Agenda procedimentos para atendimento Sênior e Especial;
Verifica saldo dos cartões Cidadão e Vale transporte;
Esclarece dúvidas sobre o Sistema Metropolitano de Transportes te ajudar!
Resposta:
Abra o Messenger do Facebook no seu celular ou computador;
Procure por Cartão Ótimo;
Para agendar um horário para o cartão ÓTIMO Sênior e Especial, você deve tocar em “AGENDAR” ou digitar “AGENDAR”.
Em seguida, responda as perguntas da Sol, selecione o procedimento desejado, de acordo com a sua disponibilidade para as datas, locais e horários!
A Sol informa os documentos necessário para seu atendimento!
Atenção:
Sempre escolha uma das opções que a Sol vai te mostrar!
No fluxo de agendamento, DIGITE SOMENTE o que ela te perguntar, sem dar uma opção.
Se durante o agendamento, surgirem dúvidas, digite DÚVIDA que vamos te ajudar!
Resposta:
A Sol através do atendimento virtual possibilita recarga de cartões pelo Facebook.
Quem utiliza os ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte agora pode fazer a compra de créditos de forma mais ágil e segura por meio de um chat na página do Cartão Ótimo no Facebook.
Atenção:
O pagamento é através de cartão de crédito. A Sol possibilita e facilita a recarga virtual, bem como oferece conforto, comodidade e segurança aos usuários do sistema, que não precisam mais sair de casa nem dependem de boletos para pagamentos dos créditos.
OBS: Após a comprovação do banco para o Ótimo os créditos estarão disponíveis nos validadores Ótimo em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
Resposta:
Veja como é simples:
Inicie uma conversa com a Sol no messenger no Facebook:
Selecione Dúvidas;
Digite Saldo;
Digite o número do seu cartão;
E a Sol te informa o saldo.
Atenção!
Esse saldo tem uma defasagem de 24(vinte e quatro) horas.
Resposta:
Pode sim. Se seu cartão for Cidadão Não Identificado, poderá acessar o Messenger, começar uma conversa com a Sol e ter a vantagem que ao solicitar a primeira recarga via chatbot, já cadastra no mesmo momento o seu cartão, passando a usufruir dos benefícios de ser um cliente identificado: compra de créditos online, carga a bordo, recuperação de créditos em caso de extravio, entre outros.
Atenção:
O pagamento é através de cartão de crédito. A Sol possibilita e facilita a recarga virtual, bem como oferece conforto, comodidade e segurança aos usuários do sistema, que não precisam mais sair de casa nem dependem de boletos para pagamentos dos créditos.
OBS: Após a comprovação do banco para o Ótimo os créditos estarão disponíveis nos validadores Ótimo em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
Resposta:
Sim, é só iniciar a conversa com a Sol, digitar “Saldo”, digitar o número do seu cartão, que ela te informará o saldo do cartão!
Atenção!
Esse saldo tem uma defasagem de 24(vinte e quatro) horas.
Resposta:
A recarga será disponibilizada em até 72 (setenta e duas) horas úteis a partir da data de habilitação.
OBS: Para receber o crédito no cartão, o mesmo deverá ser utilizado nos validadores Ótimo.
Resposta:
Abra o Messenger do Facebook no seu celular ou computador;
Procure por Cartão Ótimo;
Clique em “Começar”;
Agora é só escolher a opção Dúvidas, que a Sol responde você logo em seguida!
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