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Cartão ÓTIMO Vale-Transporte
Cartão ÓTIMO Vale-Transporte

Para pessoa juridica. fornecido pelo empregador aos seus colaboradores para o deslocamento casa/trabalho e vice-versa nas linhas metropolitanas.


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Por que adquirir
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Você não precisa usar dinheiro. É mais seguro e cômodo do que procurar as moedinhas na bolsa ou ficar contando o dinheiro parado na roleta.
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Garantia da recuperação dos créditos em caso de perda, roubo ou extravio do cartão. Assim você não terá gastos além do seu orçamento.
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Embarques e desembarques mais ágeis e fáceis. Com o cartão ÓTIMO, as paradas nos pontos tem menos espera e as viagens ficam mais rápidas.
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Os cartões ÓTIMO são aceitos em todas as catracas do metrô BH (CBTU).
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Integração Metropolitana. Você tem até 90 minutos para pegar um 2º ônibus até o seu destino final e pagar 50% na menor tarifa.


Dúvidas
Resposta
Pergunta:

COMO OBTER OS CARTÕES ÓTIMO VALE-TRANSPORTE?

Resposta:

O Sr. ou Sra. Deverá acessar o site ÓTIMO (www.otimoonline.com.br) no link "como adquirir" selecionar opção "sou pessoa jurídica"

1º passo – ler, imprimir, preencher, assinar (rubricar todas as páginas e assinar a penúltima) duas vias do contrato, baixe aqui;

2º passo – anexar os documentos solicitados na última página do contrato (cartão de CNPJ, contrato social e última alteração contratual se houver);

3º passo – imprimir e preencher o formulário de ISSQN (em caso de dúvidas no preenchimento desse formulário, o contador da empresa deverá ser consultado);

4º passo – levar todos os documentos acima solicitados a um dos postos de venda ÓTIMO em Belo Horizonte e/ou na Região Metropolitana de Belo Horizonte;

OBS 1: Não é necessário apresentar a cópia do CAGED.

OBS 2: De acordo com a demanda dos postos de venda ÓTIMO em Belo Horizonte, será estabelecido se os cartões serão entregues no ato da apresentação dos documentos ou após 5 úteis.

OBS 3: Nos postos de venda ÓTIMO da Região Metropolitana de Belo Horizonte os cartões serão entregues após 5 dias úteis.

OBS 4: Para retirada dos cartões será necessário comparecer ao posto de venda ÓTIMO onde os cartões foram solicitados com uma carta timbrada ou carimbada (2 vias), contendo os dados da empresa, autorização com nome e número do documento de identidade da pessoa autorizada a retirá-los, data e assinatura do responsável.

Resposta
Pergunta:

COMO FAZER PEDIDO DE CRÉDITOS ELETRÔNICOS PARA OS CARTÕES ÓTIMO VALE-TRANSPORTE?

Resposta:

Após a entrega da documentação (contrato, formulário ISSQN e demais documentos) serão gerados login e senha para acesso ao portal de vendas de créditos eletrônicos (WEBSIGOM). De posse dos cartões, juntamente com login e senha, será possível fazer pedido de créditos eletrônicos para os cartões ÓTIMO Vale-transporte.

A empresa irá fazer o pedido de crédito eletrônico, imprimir e pagar o boleto bancário (em qualquer agência bancária e/ou casa lotérica) e aguardar o prazo de até 72 horas úteis para que os créditos estejam disponíveis nos validadores dos ônibus (carga a bordo).

Resposta
Pergunta:

O QUE É ISSQN? QUEM DEVERÁ ASSINAR ESSE FORMULÁRIO?

Resposta:

ISSQN é Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Esse formulário deve ser assinado pelo contador ou representante legal da empresa.

Resposta
Pergunta:

QUAL O CUSTO DOS CARTÕES ÓTIMO VALE TRANSPORTE?

Resposta:

A 1ª via dos cartões ÓTIMO Vale-transporte é cedida através de contrato de comodado (concessão de uso) ou seja, sem custo para o empregado ou empregador.
Em caso de perda, roubo, extravio ou dano em decorrência de mau uso do cartão ÓTIMO Vale-transporte, será cobrada uma taxa de R$15,00 (quinze reais).

OBS: A cobrança de 1% é relativa a prestação de serviço de carga a bordo.

Resposta
Pergunta:

QUAL O PRAZO PARA LIBERAÇÃO DA CARGA?

Resposta:

Após o pagamento do boleto bancário, a carga estará disponível nos ônibus em até 72 horas úteis.

Resposta
Pergunta:

 

COMO CANCELAR UM PEDIDO DE CARGA FEITO ATRAVÉS DO PORTAL DE VENDAS ÓTIMO (WEBSIGOM)?

Resposta:

A empresa deverá enviar e-mail para cancelamento@otimoonline.com.br  informando o número pedido (caracterizado no boleto bancário como nosso número), o valor do boleto, CNPJ e Razão Social.

Para efetivação do cancelamento, a empresa deverá aguardar um prazo de até 24 horas.

OBS: Feito o cancelamento a empresa poderá realizar novo pedido de créditos eletrônicos.

 

Resposta
Pergunta:

JÁ RETIREI OS CARTÕES MAS AINDA NÃO RECEBI LOGIN E SENHA DE ACESSO AO PORTAL ÓTIMO (WEBSIGOM) O QUE FAZER?

Resposta:

Para solicitar login e senha a empresa deverá enviar e-mail acesso@otimoonline.com.br  informando o número do CNPJ e Razão Social.

OBS: A empresa deverá aguardar um prazo de até 24 horas uteis para recebimento da senha.
 

Resposta
Pergunta:

SOLICITO QUE A SENHA DE ACESSO AO PORTAL DE VENDAS (WEBSIGOM) SEJA ENVIADA PARA OUTRO E-MAIL DIFERENTE DO INFORMADO DO CONTRATO?

Resposta:

A empresa deverá solicitar a alteração de e-mail e emissão de nova senha através do endereço eletrônico atualizacaocadastro@otimoonline.com.br  informando CNPJ e Razão Social.

OBS: A empresa deverá aguardar um prazo de até 24 horas uteis para alteração do e-mail e recebimento da nova senha.
 

Resposta
Pergunta:

ESTOU TENTANDO FAZER UM PEDIDO DE RECARGA MAS MEU LOGIN E SENHA ESTÃO INVALIDOS, O QUE FAZER?

Resposta:

A empresa deverá solicitar a emissão de nova senha através do endereço eletrônico acesso@otimoonline.com.br , informando CNPJ e Razão Social.

OBS: A empresa deverá aguardar um prazo de até 24 horas úteis para o recebimento de nova senha.
 

Resposta
Pergunta:

QUANDO E COMO RECEBEREI AS NOTAS FISCAIS?

Resposta:

A nota fiscal referente a prestação de serviço de carga a bordo é eletrônica e será enviada em até 24 horas úteis após a confirmação do pagamento, para o e-mail cadastrado conforme contrato.

Resposta
Pergunta:

PRECISO EFETUAR A TROCA DE ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA RECEBIMENTO DAS NOTAS FISCAIS, COMO PROCEDER?

Resposta:

A atualização de e-mail para recebimento da nota fiscal eletrônica poderá ser solicitada através do e-mail atualizacaocadastro@otimoonline.com.br informando razão social e CNPJ.

 

Resposta
Pergunta:

HAVERÁ EMISSÃO DE RECIBO?

Resposta:

A empresa deve saber que o boleto bancário substitui o recibo.

Resposta
Pergunta:

QUAIS VALORES ESTÃO DISCRIMINADOS NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA E NO RECIBO?

Resposta:

A nota fiscal eletrônica discrimina os valores do ISSQN e da prestação de serviço de carga a bordo e o recibo discrimina o valor total do pedido de recarga.

Resposta
Pergunta:

HAVERÁ EMISSÃO DE NOTA FISCAL REFERENTE AO PAGAMENTO DA TAXA DE BLOQUEIO, GERAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO?

Resposta:

Sim, após o pagamento pela retirada da 2ª via no posto de venda ÓTIMO do bairro Floresta, em até 24 horas úteis a nota fiscal será enviada para o e-mail cadastrado no contrato.

Resposta
Pergunta:

COMO SOLICITAR CARTÕES ADICIONAIS?

Resposta:
Se a empresa não possuir cartões inativos (sem utilização a mais de 180 dias), poderá encaminhar aos postos de venda ÓTIMO seu pedido de cartão adicional através de carta timbrada ou carimbada (2 vias) contendo razão social, CNPJ, autorização com nome e número do documento de identidade da pessoa autorizada a solicitar os cartões adicionais, informar a quantidade de cartões, data e assinatura do responsável.

De acordo com a demanda dos postos em Belo Horizonte, será estabelecido se os cartões serão entregues na hora ou após 5 dias úteis. Nos postos da Região Metropolitana de Belo Horizonte os cartões só serão entregues após 5 dias úteis.

Para retirada dos cartões ÓTIMO adicionais (se houver necessidade da empresa retornar ao posto) será necessário apresentar uma autorização em carta timbrada ou carimbada (2 vias) contendo os dados da empresa, nome e número do documento de identidade da pessoa autorizada a retirá-los, data e assinatura do responsável.

 
Resposta
Pergunta:

COMO FAÇO A DEVOLUÇÃO PARCIAL DE CARTÕES?

Resposta:

 

A empresa deverá encaminhar os cartões a serem devolvidos juntamente com uma carta timbrada ou carimbada (2 vias) contendo os dados da empresa, autorização com nome e número do documento de identidade da pessoa autorizada a solicitar a devolução dos cartões, relacionar os cartões a serem devolvidos por numeração, data e assinatura do responsável. A devolução poderá ser feita nos postos de venda de Belo Horizonte (Floresta, Savassi e Tupinambás) e os cartões devem estar separados na mesma ordem relacionada na carta de devolução.
 
Se após a verificação dos cartões, algum deles apresente defeito decorrente de mau uso, será cobrada uma taxa de R$15,00 (quinze reais) por via danificada e o mesmo deverá ser devolvido “simbolicamente” em outra carta separada também em 2 vias. Caso os cartões devolvidos, possuam créditos válidos, os mesmos serão transferidos para bolsa de crédito da empresa.

 

Resposta
Pergunta:

QUAL O LIMITE DE UTILIZAÇÃO DIÁRIA DOS CARTÕES VALE TRANSPORTE?

Resposta:

Os cartões ÓTIMO Vale-transporte tem o limite de 6 utilizações diárias como parâmetro padrão.

Se houver necessidade de alterar esse limite, a empresa deverá encaminhar ao posto ÓTIMO do bairro Floresta uma carta timbrada ou carimbada (2 vias) juntamente com os cartões a serem alterados. Através dessa carta a empresa deverá solicitar o aumento ou redução do parâmetro, identificando a quantidade de utilizações a serem modificadas, associando o número do cartão correspondente.

OBS 1: O limite de alteração do parâmetro é de 16 utilizações diárias. O limite mínimo é de 2 utilizações diárias.

OBS 2: Os cartões serão entregues na hora. Deve-se aguardar 24 horas após a formatação para utilização do cartão a bordo.

Resposta
Pergunta:

DURANTE QUANTO TEMPO POSSO PERMANECER SEM UTILIZAR OS CARTÕES ÓTIMO VALE-TRANSPORTE?

Resposta:

Os cartões ÓTIMO Vale-transporte não podem ficar mais de 180 dias sem utilização, pois após este período estarão inativos. 
 

A empresa pode solicitar a consulta dos cartões que encontram-se nesta situação através do e-mail inativos@otimoonline.com.br informando razão social e CNPJ. O prazo para que seja enviado o e-mail em resposta a solicitação é de até 5 dias úteis.

Resposta
Pergunta:

PERMANECI POR MAIS DE 180 DIAS SEM EFETUAR CARGA NO(S) CARTÃO(ÕES) ÓTIMO VALE TRANSPORTE, SOLICITEI A CARGA APÓS ESSE PERÍODO E AGORA O CARTÃO APRESENTA -SE COMO INVÁLIDO. QUAL SERÁ O PROCEDIMENTO?

Resposta:

 

Cartões inativos se caracterizam como cartões que não foram utilizados por mais de 180 dias.

De acordo com a cláusula 4.3 do contrato de cessão de uso do cartão ÓTIMO nessa situação, caso o cartão não seja devolvido, a empresa incorrerá de pleno direito e sem a necessidade de notificação na multa contratual mensal de R$5,00 (cinco reais) por cartão não devolvido, até atingir o valor de R$15,00 (quinze reais) por cartão, podendo ser acionado judicialmente para a sua restituição.

 
Sendo assim, a empresa terá as seguintes opções para regularizar a situação:
 
- Devolução integral dos cartões inativos nos postos de venda ÓTIMO de Belo Horizonte (Floresta, Savassi e/ou Tupinambás) com carta timbrada ou carimbada (2 vias) relacionando os cartões por numeração:
 
- Pagamento da multa contratual diretamente nos postos de venda (Floresta/Savassi/Tupinambás) ou através de depósito bancário com apresentação do comprovante somente no posto de venda do bairro Floresta (Banco Itaú Agência: 2001 - Conta Corrente: 86536-5)
 
OBS 1: para ativação (formatação) do cartão, é necessário que a empresa compareça ao posto de venda (Floresta/Savassi/Tupinambás) com os cartões e carta timbrada ou carimbada (2 vias) contendo os dados da empresa, autorização com nome e número do documento de identidade da pessoa autorizada a solicitar a formatação dos cartões, informando a numeração dos cartões, data e assinatura do responsável.
 

OBS 2 : a empresa também poderá realizar a devolução simbólica ou solicitar 2ª via de cartão. Ambas terão o mesmo custo que o procedimento da formatação de cartão.

Resposta
Pergunta:

COMO FAÇO BLOQUEIO E SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DO CARTÃO ÓTIMO VALE-TRANSPORTE?

Resposta:

Não será possível fazer bloqueio de cartão ÓTIMO Vale-transporte sem solicitação/emissão de 2ª via.

No ato da solicitação de 2ª via, a 1ª via automaticamente é bloqueada.

Os pedidos de bloqueio com emissão de 2ª via serão feitos pelo portal de vendas WEBSIGOM através do site (www.otimoonline.com.br).

Resposta
Pergunta:

EFETUEI PEDIDO DE 2ª VIA DE CARTÃO PELO WEBSIGOM , APÓS QUANTO TEMPO ESTARÁ BLOQUEADO?


 

Resposta:

É dever do Consórcio ÓTIMO garantir o bloqueio do cartão no prazo máximo de 72 horas úteis, contadas da data de notificação no WEBSIGOM.

Os créditos válidos que haviam na via bloqueada serão transferidos para uma nova via devendo ser retirada após 5 dias corridos de sua solicitação.

Para retirar a 2ª via do cartão ÓTIMO Vale-transporte a empresa deverá comparecer ao posto de venda ÓTIMO do bairro Floresta e apresentar carta timbrada (2 vias) contendo o nome completo e número do documento de identidade da pessoa responsável pela retirada do cartão. Será cobrada uma taxa de R$15,00 (quinze reais) pelo bloqueio do cartão.
 

Resposta
Pergunta:

QUAL A PERIODICIDADE DA RECARGA?

Resposta:

A definição da periodicidade da recarga é feita pela empresa. Se o status do pedido estiver habilitado (boleto quitado), poderá ser realizado um novo pedido de créditos.

Resposta
Pergunta:

QUAL A VALIDADE DOS CRÉDITOS ELETRÔNICOS?

Resposta:

Os créditos eletrônicos dos cartões ÓTIMO Vale-transporte têm validade de 180 dias a partir da data de sua geração. Passado esse prazo, os créditos podem ser revalidados, em até 30 dias, por mais 180 dias.


A revalidação de créditos só poderá ser realizada nos postos de venda ÓTIMO Belo Horizonte (Floresta, Savassi e/ou Tupinambás).

OBS 1: Os validadores, instalados dentro dos ônibus, informam ao usuário quanto ao vencimento dos créditos.
OBS 2: Durante o prazo de 30 dias para revalidação dos créditos, o cartão não poderá ser utilizado a bordo.

Resposta
Pergunta:

DURANTE QUANTO TEMPO A CARGA HABILITADA PERMANECE NO VALIDADOR E O QUE ACONTECE APÓS ESSE PERÍODO?

Resposta:

A carga permanecerá habilitada por um período de 30 dias.

Se o colaborador, durante esse período, não receber a carga a bordo dos ônibus, a mesma será transferida para a “bolsa” da empresa.


 

Resposta
Pergunta:

COMO OCORRERÁ RESSARCIMENTO DOS CRÉDITOS QUE FORAM TRANSFERIDOS PARA A "BOLSA" DA EMPRESA?

Resposta:

A empresa deverá enviar e-mail para bolsa@otimoonline.com.br  informando razão social e CNPJ. Em até 5 dias úteis a empresa será informada dos valores disponíveis em “bolsa”.


OBS: Recebido e-mail com os valores, a empresa deve realizar um pedido de recarga no valor informado conforme e-mail, gerar o boleto e enviá-lo via fax (31-3516-6032) ou e-mail do bolsa para que o mesmo seja habilitado.

Resposta
Pergunta:

MEU CARTÃO ÓTIMO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO? COMO DEVO PROCEDER?

Resposta:

A empresa deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente ÓTIMO – SAC (31-3516-6000), fornecer o número do cartão, para que o problema possa ser identificado.

Resposta
Pergunta:

COMO FAÇO PARA ALTERAR CNPJ E OU RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA?

Resposta:

A empresa deverá enviar e-mail para atualizacaocadastro@otimoonline.com.br fornecendo os dados a serem alterados.

Havendo necessidade de fazer rescisão contratual, o ÓTIMO entrará em contato com a empresa para informar os procedimentos a serem realizados.

Resposta
Pergunta:

COMO FAÇO PARA REINCIDIR O CONTRATO COM O CONSÓRCIO ÓTIMO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA?

Resposta:

A empresa deverá enviar e-mail para faleotimo@otimoonline.com.br fornecendo os dados (razão social e número de CNPJ) da empresa e informar o motivo do distrato.

O ÓTIMO cuidará de instruir sobre os procedimentos a serem realizados.

Resposta
Pergunta:

COMO FAZER ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO?

Resposta:

A empresa deverá encaminhar a solicitação de alteração de endereço para o e-mail atualizacaocadastro@otimoonline.com.br juntamente com o cartão de CNPJ atualizado.

Resposta
Pergunta:

COMO ALTERAR DADOS CADASTRAIS (E-MAIL, CONTATO OU NÚMERO DE TELEFONE)?

Resposta:

A empresa deverá enviar e-mail para atualizacaocadastro@otimoonline.com.br informando razão social, CNPJ e os dados a serem alterados.

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